Ontem fiquei de falar sobre os smarts contracts, infelizmente não foi possível, mas cá estou hoje para esclarecer dúvidas sobre este tema.
Os smarts contracts traduzido para o português como contratos inteligentes, são contratos autoexecutáveis, que se auto celebram, são aqueles que não possuem interferência para sua ocorrência, imutáveis e totalmente protegidos.
Atualmente utilizam da tecnologia blockchain, mas já faziam parte do nosso cotidiano através das máquinas eletrônicas que vendem refrigerantes, doces, etc.
Ao comprar um refrigerante nestas máquinas você está firmando um contrato inteligente! Sim, um contrato imutável, onde você não discute cláusula nenhuma, você não interfere na execução, nem dá sugestão nenhuma, você paga e recebe o seu produto e pronto. Quando você fez isso você celebrou um smart contract, ou seja, um contrato inteligente que não pode ser alterado.
Na prática, os smarts contracts são contratos normais que possuem regras, prazos, regulamentos e até penalidades no caso de descumprimento de cláusulas. A grande diferença é que são digitais, imutáveis e possuem um código computacional por trás.
O Wal Mart, por exemplo, já faz uso dos smart contracts para rastrear e localizar alimentos em sua cadeia de suprimentos, utilizando o registro dos dados via Blockchain.
Outro exemplo ocorre com a companhia de seguros, Axa, que fica na França. A companhia utiliza esse tipo de contrato desde 2017, da seguinte forma: Ana contrata o seguro e manda os dados do seu voo para a companhia e caso o seu voo atrase, Ana é automaticamente reembolsada.
Isso, sem dúvidas, economiza muito tempo e dinheiro. Significa que Ana não tem que confiar que a Axa pagará a quantia acordada, caso seu voo esteja atrasado, afinal, ela sabe que, se o voo atrasar, o contrato inteligente lhe enviará imediatamente sua compensação sobre o atraso.
Este foi apenas um resumo do que são estes contratos que com certeza estão chegando para ficar em nosso ordenamento. Não podemos negar os avanços tecnológicos em todas as áreas, o que devemos fazer é nos adequar e aproveitar os benefícios proporcionados por eles.
Quer saber mais sobre o assunto? Venha conversar com nossa equipe!